Papa Francisco diz que se escandalizar por bênção a casais gays é “hipocrisia”

  • 08/02/2024
Papa Francisco diz que se escandalizar por bênção a casais gays é “hipocrisia”
Papa Francisco diz que se escandalizar por bênção a casais gays é “hipocrisia” (Foto: Reprodução)

O papa Francisco afirmou que se escandalizar com a permissão da Igreja Católica em dar bênçãos a casais gays é hipocrisia.

A declaração polêmica foi feita ao jornal italiano Credere, nesta semana. Durante a entrevista, Francisco defendeu a nova medida de conceder bênçãos não litúrgicas para casais do mesmo sexo, segundo o Catholic News Agency.

“Os pecados mais graves são aqueles que se disfarçam com uma aparência mais ‘angelical’”, afirmou o pontífice.

E continuou: “Ninguém fica escandalizado se eu dou uma bênção a um empresário que talvez explore as pessoas: e este é um pecado muito grave. Considerando que ficam escandalizados se eu der para um homossexual… Isso é hipocrisia! Todos devemos respeitar uns aos outros. Todos”.

Críticas à mudança

Desde a publicação do documento do Vaticano autorizando a bênção gay, a medida tem sido criticada e causado discussão entre líderes e fiéis católicos.

Os bispos católicos da África e Madagascar se recusaram a seguir a decisão da Igreja Católica Romana

Em janeiro, as conferências episcopais nacionais africanas emitiram uma declaração conjunta anunciando a decisão. 

No documento, assinado pelo cardeal congolês Fridolin Ambongo, os bispos afirmaram que a união homoafetiva é contrária à vontade de Deus.

O cardeal observou que a mudança, aprovada pelo papa Francisco em dezembro do ano passado, gerou escândalo e confusão entre os católicos africanos.

“Dentro da família eclesial de Deus em África, esta declaração causou uma onda de choque, semeou conceitos errados e inquietação nas mentes de muitos fiéis leigos, pessoas consagradas e até pastores, e despertou fortes reações”, escreveu ele, na declaração.

Decisão do Vaticano

A medida do Vaticano, aprovada no dia 18 de dezembro de 2023, estabelece que os sacerdotes católicos romanos têm permissão de conceder bênçãos a casais do mesmo sexo, se assim desejarem.

A “bênção” não deve apresentar qualquer semelhança com uma cerimônia de casamento e não pode ocorrer durante liturgias regulares da Igreja.

O documento que anunciou a decisão destaca que a Igreja Católica mantém a perspectiva de considerar a união entre casais do mesmo sexo como um ato "irregular", reafirmando que a doutrina permanece inalterada. 

No entanto, ressalta também que a permissão para as bênçãos é interpretada como um "sinal de que Deus acolhe a todos".

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/noticias/papa-francisco-diz-que-se-escandalizar-por-bencao-casais-gays-e-hipocrisia.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

Anunciantes